Quem somos
O Coletivo LGBTQ+ Retrato Colorido surge, em fevereiro de 2018, em um contexto de desmobilização da comunidade LGBTQ+ dentro da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. A construção deste espaço para corpos em aliança teve e tem por finalidade compor uma equipe plural que busque articular e dar à luz a uma mobilização de constante acolhimento, apoio e representação de pessoas LGBTQ+ em Catalão e região, discutindo a diferença e diversidade sexual e de gênero e atuando pela reivindicação dos direitos do segmento.
Aos trancos e barrancos, às vezes com apenas duas pessoas, às vezes vinte e ás vezes só com duas novamente é que temos, desde a fundação, tentado seguir esses objetivos.
É evidente aos corpos atravessados por marcadores da diferença que a LGBTfobia, o racismo, a misoginia, a xenofobia e várias outras fobias possíveis, não são singularidade do contexto sociopolítico atual. Contudo, é evidente também que desde 2012, aproximadamente, a ascensão de um cenário do "politicamente incorreto" se tornou palpável. Ativistas LGBTQ+s, feministas e todos os outros movimentos pela diferença e diversidade se tornaram alvos dos combatentes inflamados.
O Coletivo Retrato Colorido acredita na perspectiva que prega a necessidade de fornecer condições e possibilidades para o novo e de que a produção cultural possibilita esta emersão de novas subjetividades. Então, para além de um espaço de construção de uma rede de apoio emocional e afetiva, o Coletivo tem sido também espaço de construção cultural através de cine-debates, mostras audiovisuais, saraus e rodas de conversa, intervenções artísticas, representação na vice-presidência do Conselho Municipal de Saúde de Catalão (GO), além das reuniões abertas a todo o público - LGBTQ+ ou não.
Venham construir este espaço conosco!
PROJETOS ATUAIS
- Segunda publicação de livro -
Nossas Cores: Por outros afetos e escritas possíveis
Após o primeiro lançamento "Nossas Cores: (RE)Configurando afetos e existências", estão abertas as submissões para o segundo volume subtitulado "Por outros afetos e escritas possíveis". Estamos esperando seus materiais!
- Primeira produção audiovisual -
Existências LGBTQ+ no inteirior
Estamos em processo de projetar e realizar nosso primeiro audiovisual enquanto Coletivo. A proposta inicial é de produzir um documentário acerca das dores e sabores de se ser LGBTQ+ em cidades do interior. Você pode fazer parte disto!
- Projeto anual -
Mostra Audiovisual LGBTQ+
Como projeto anual, realizamos a Mostra de Audiovisuais LGBTQ+s. A intenção é dar visibilidade para as produções, em especiais as nacionais e regionais, que tratam sobre as dissidências de gênero e de sexualidades.
A Diretoria
Faça parte
Para fazer parte do Coletivo é muitíssimo simples. Basta comparecer a alguma de nossas reuniões ou entrar em contato conosco através de alguma das nossas redes sociais para que possamos fazer seu acolhimento. Todas as nossas reuniões e articulações de projetos são públicas, portanto, podem e devem ser construídas por todes, inclusive pessoas não-LGBTQ+s.
As datas, horários e locais de nossas reuniões podem ser encontradas no link abaixo ou em nossas redes sociais. Qualquer coisa, manda uma mensagenzinha que trocamos uma ideia para amarmo-nos.